Busca de navegação

Navegação

Sobre Nós


 

 

=HISTÓRIA DO CÍRCULO AIKIDO LEONI=

 

Sensei Luc Leoni começou a praticar Aikido em 1979 na França, depois de praticar luta livre e Judô. No ano de 2000, Sensei Luc Leoni, chegou ao Rio de Janeiro recém-transferido pela empresa onde trabalhava. Procurando um lugar para treinar e continuar a desenvolver o seu Aikido do estilo Aikikai, cuja formação provinha da Federação Francesa de Aikido, Aikibudo e Afinidades (FFAAA), tendo como diretor técnico Christian Tissier (hoje Shihan 8° Dan) e Senseis Daniel Jean Pierre (hoje Shihan 6° Dan), Fumio Toyoda Shihan (6° Dan / in memoriam). Durante certo período, Sensei Luc Leoni não tinha contatos com nenhuma federação brasileira e, recém-chegado, tento se aproximar de algumas para praticar Aikido. Logo após o seminário ministrado pelo Sensei Luc Leoni, constatamos que o nível técnico e a essência do que nos foi apresentado, abriria uma nova perspectiva, dentro de nossa prática diária na arte do Aikido. Luc Sensei nos assumiu como alunos e começamos um novo início na arte do Aikido, foram meses de treinamentos muito árduos, pois além de estarmos nos readaptando com uma nova forma de Aikido, muito mais dinâmica, movimentada e marcial, em contra partida, tínhamos que aprender muitos conceitos que nem conhecíamos, além de participarmos de vários cursos de realinhamento técnico e primeiros socorros. Com certeza foi um divisor de águas, e um grande desafio para todos nós. Com certeza, todos os que participaram desse processo, jamais se esquecerão dos treinos intensos, que ocorriam na academia Bujutsu Kai, aos sábados pela manhã, com Luc Sensei (Tranquilo… Rsrsrs...).

 

 

 

=FORMAÇÃO DO CÍRCULO AIKIDO LEONI=

 

A partir de 2008, para dar a estabilidade de uma confederação aos alunos, Sensei Luc, vinculou-se a Brazil Aikikai, entre as organizações vigentes no Brasil, é a que mais se aproxima de seus ideais para uma divulgação do Aikido aberto aos ensinamentos, com objetivo de continuar a pratica do Aikido do Aikikai e da família Ueshiba.

 

Em 2009, filiamo-nos definitivamente a Brazil Aikikai, passando a nos denominar Círculo Aikido Leoni até os dias de hoje. Além de fazermos parte também, do Aikido International Club (AIC), organização formada por mestres das 3 Américas (Norte, Central e Sul) e seus Dojos afiliados.

Em comemoração aos 30 anos de prática de Aikido de Luc Leoni Sensei, realizamos um seminário aberto a todas as escolas, nas dependências do América Futebol Clube, nos dias 19 e 20/09/2009, onde compareceram vários Senseis, e respectivos alunos de vários Dojos do Rio de Janeiro.

 

 

 

 =SIGNIFICADO DO SÍMBOLO CÍRCULO AIKIDO LEONI=



O símbolo do CÍRCULO AIKIDO LEONI, um leão heráldico rampante dourado empunhando uma espada, sobre um escudo negro circular. 

Heráldica é a arte ou ciência que estuda as cores e figuras dos brasões. O surgimento das armas heráldicas remonta ao Período Pré-Dinástico Egípcio, em que emblemas esculpidos em marfim eram usados para indicar a extensão da influência de um determinado regime, tanto para o comércio de mercadorias, quanto para identificar alianças militares.

A Heráldica, hoje, é usada na representação de companhias, instituições, cidades, estados, etc. Citem-se, como exemplos, os brasões da cidade do Rio de Janeiro e do Exército Brasileiro. A presença de um leão em um brasão de armas denota força, grandeza, coragem, nobreza. Também caracteriza domínio e proteção. Uma espada significa justiça, honra militar. As cores também têm significado para a Heráldica. O dourado diz da generosidade e elevação moral de quem o ostenta; o preto, constância, estabilidade, persistência e lealdade. O leão rampante foi escolhido pela similitude de sua postura com o KAMAE. A espada empunhada pelo leão representa o TSURUGI, a “verdadeira espada do AIKIDO”, conforme ensinam os livros: “AIKIDO é um BUDO tipicamente japonês, que herda as tradições imperiais dos tempos remotos e descritos na mitologia. É o caminho do TSURUGI, a espada que o deus SUSANO O KAMI retirou da cauda da serpente YAMATA NO OROCHI, de oito cabeças, após matá-la. A espada japonesa era originalmente reta.
A curvatura veio depois, por volta de 800 d. C., com a influência chinesa. MORIHEI UESHIBA demonstrou, por volta de 1940, a relação do AIKIDO com o TSURUGI: “Muita gente moderna não entende o BUDO do Japão. Isto é análogo ao fato de que muitos japoneses realmente não sabem a verdadeira forma do DAI NIHON (Japão maior). Por exemplo, quando as pessoas de hoje ouvem as palavras espada japonesa, imediatamente imaginam a famosa lâmina MASAMUNE; ou, ao ouvirem acerca do BUSHIDO japonês, elas pensam nos contos de MIYAMOTO MUSASHI, ou os 47 RONIN de AKO. O verdadeiro espírito da espada japonesa é encontrado na lâmina TSURUGI, de duplo corte, que derrota a falsidade e luta pela verdade.” 
Na mitologia Xintó YAMATA NO OROCHI é o dragão (ou serpente) de oito cabeças, nascido de deuses que se tornaram perversos na guerra originada entre Izanagi (equivalente a Uranus, da mitologia grega) e sua esposa Izanami. SUZANO-O NO MIKOTO (ou deus-tempestade, por sua impetuosidade, tem grande relevância na mitologia japonesa, que aponta o destaque de sua descendência para a formação do império nipônico) foi aquele que matou a fera, encontrando em sua cauda uma belíssima espada, cuja lâmina não apresentava o mínimo sinal de ferrugem. Esta arma foi chamada de AME NO MURAKUMO NO TSURUGI, a espada sagrada.

Sucessivas civilizações utilizaram-se de representações de leões desde o período Paleolítico, há mais de 30.000 anos. Egípcios, persas, gregos, chineses, romanas e diversas outras culturas exprimiram-se por meio de desenhos, pinturas, esculturas e, também, nomes que remetiam a esses animais. Registra-se, assim, à época do Império Romano do Oriente o surgimento do patronímico “Leoni”, nome de família de Luc Leoni Sensei. O leão, hoje, traz uma imagem de força segura e responsável.

 

 

 

 


 

Pág. Inicial Sobre Nós Filiados
Dojos
Senseis*
Alunos*
Membros
Junte-se a Nós
Termo de Adesão
Formulários de Adesão
Treinos Mensais
Lista de Presença*
Material de Estudo
Kihon Waza
Sobre O'Sensei
Galeria de Fotos Informativo
Calendário de Eventos
Enquete
Aniversariantes do Mês

Sala de Reunião*

Contatos

 


 * Acesso restrito